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Gamers e a Visão - Uma nova realidade real e virtual

fev. 02, 2022

Atualmente existem mais de 2,5 biliões de jogadores/gamers no mundo, movimentando biliões de dólares desde então, pois apresentam custos relativamente baixos e alto rendimento associado.


Os gamers são definidos pela prática de videojogos de forma individual ou por mais elementos em grupo, através de uma estrutura online, onde está presente níveis de competitividade que sejam assegurados de acordo com as regras do jogo, com o objetivo de utilizar a relação e interação entre o jogador e o adversário como meio para o derrotar, através do meio virtual.


Um gamer profissional tem entre os 15 e 25 anos de idade e treina 3-4 vezes por semana durante 2-4 h.

As competições, torneios e eventos deste desporto têm crescido de forma exponencial e cimentando-se como uma prática desportiva inovadora e que procura criar e promover um conjunto de estímulos, interações e competitividade caraterísticos da prática de atividade física. Assim sendo, a criação de competições online tem sido frequentes de forma a que sejam criadas condições para a sua prática de forma competitiva e em que o praticante tenha que possuir condições e níveis de performance ao mais alto nível, tendo para além, de skills e habilidades técnicas dentro do videojogo, níveis de concentração, controlo motor, reações rápidas e estratégias dentro da sua própria equipa.


Existe uma motricidade motora fina e um elevado nível de capacidade psicológica associada a esta modalidade, que permite concluir que os gamers devem apresentar níveis significativos a nível de competências psicomotoras para a sua prática.


A nível visual existem skills básicos necessários para uma boa performance. Foi sugerido que estes indivíduos podem apresentar melhores capacidades perceptuais visuais básicas, como também melhor coordenação olho mão, tempo de reação, velocidade perceptual, seguimento de múltiplos estímulos visuais, alternância de tarefas, resolução espacial e sensibilidade ao contraste.


No entanto é um tema que levanta mais questões que certezas, sendo por isso um tema proposto para estudos futuros e melhor compreensão e prevenção de possíveis problemas visuais. Determinadas variáveis devem ser analisadas e escrutinadas como tempo de exposição aos écrans, condições de luminosidade, fadiga visual digital, capacidades oculomotoras, sensoriais, visão binocular e atenção visual.


As lentes Shamir Millenium® apresenta determinadas características de forma a prevenir não só a fadiga visual digital, como melhorar a performance visual, tais como asfericidade positiva (+2), variação da potência na zona inferior até 0,25D e campo periférico otimizado permitindo a este tipo de indivíduos alto conforto visual, redução da pseudo-miopia, redução do cansaço visual, melhoria da sensibilidade ao contraste e focagem, proteção contra radiação luz azul nociva e infravermelhos e melhoria da resposta acomodativa durante o uso prolongado da visão para perto.


Cretenoud, A. F., Barakat, A., Milliet, A., Choung, O. H., Bertamini, M., Constantin, C., & Herzog, M. H. (2021). How do visual skills relate to action video game performance?. Journal of vision, 21(7), 10. https://doi.org/10.1167/jov.21.7.10

Funk, D. C., Pizzo, A. D., & Baker, B. J. (2018). eSport management: Embracing eSport education and research opportunities. Sport Management Review, 21(1), 7–13.

Ver Brochura
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